quarta-feira, 28 de abril de 2010

O homem e o meio ambiente

Ecossistema, uma única palavra no qual resume o lugar onde vivemos, um complexo sistema de relações mutuas entre seres vivos e fatores abióticos, havendo transferência de energia e matéria. É o conjunto entre todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região, ou seja, tudo o que convivemos em nosso dia a dia faz parte do nosso ecossistema. Dentro dele realizamos todas as tarefas de nossa vida, sem mesmo nos darmos conta que fazemos parte de um mundo incrível com diversos fatores ecológicos para serem analisados.

Logo quando acordamos e saímos de casa de manhã cedo, nos deparamos com diferentes biomas que abrangem uma grande diversidade de espécies tanto de seres vivos como de seres abióticos. Se pararmos e pensarmos, todo e qualquer bicho que avistarmos faz parte de uma cadeia alimentar, onde ocorre uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos, em compostos mais simples, formando um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar ( produtores, consumidores e decompositores) para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo deste ciclo e não sendo reaproveitável.

Continuando com esta análise de todas as coisas que participamos neste magnifico mundo da biologia, é interessante destacar nossas relações com os animais que podem ser denominadas de várias maneiras. Com os sabiás estabelecemos uma relação curiosa, onde eles se aproveitam de nossas construções para fazerem abrigos, nesta situação o ser humano não perde e nem ganham e o sabiá ganha formando assim uma relação harmônica de comensalismo. Porém não é só de coisas boas que nos relacionamos com os animais, muitas vezes temos uma relação desarmonicas com as vacas, porcos, ovelhas entro outras , onde somos espécies de predadores deles, pois os matamos para nos alimentar.

Mudando um pouco de foco, todos sabemos que quando estamos de férias, a maioria das pessoas adoram viajar, e os lugares preferidos para se frequentar são as praias e a serra, dois lugares completamente diferentes porém muito aconchegantes. Nestes dois lugares encontramos dois biomas muito comuns no RS, as dunas que estende-se pela maioria das praias espalhadas pelo mundo formando um sistema arenoso e além disso também pode servir de exemplo como uma comunidade clímax, que alcançou seu nível máximo de desenvolvimento. Já na serra é mais comum a presença de campos, onde encontramos uma vegetação rasteira ou arbustiva, constituída principalmente por gramíneas e pequenas árvores esparsas; Sua biodiversidade de animais é bastante típica, mas não muito rica, pois é formada basicamente por roedores, felinos e aves.

Outra coisa que estamos diretamente ligados e não tem como esquecer de falar quando a questão é o ser humano e o meio ambiente , é a poluição, pois é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. As atividades humanas que mais prejudicam o meio ambiente é as substâncias tóxicas liberadas pelas grandes empresas, os lixos tocados no chão, as queimadas, entre outras. Está na hora de nós humanos acordarmos para realidade e ter consciência que o planeta é nosso lugar, e cuidarmos dele como a nossa casa, pois se não as coisas poderão piorar e acabar com essa incrível relação que mantemos com ele.

7 comentários:

  1. Muito bom lunardelli, um texto grande, uma opiniao detalhada tanto da diferentes formas que encontramos diariamente, como explicando cada topico em que vc utilizou, para formar este texto.Achei apenas que o texto foi muito grande, com bastante conteudo, mas cansativo para leitura. Mas enfim seria um otimo exemplo para ser usado na sala de aula!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, me chamou atenção a forma com que conseguiu relacionar cada área da biologia com seu cotidiano, se utilizando de um vocabulário simples, resultando em uma fácil compreensão do assunto, sem tornar o texto muito longo e cansativo!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom, ao mesmo tempo que associou a matéria ao dia-a-dia a explicou com clareza usando exemplos comuns faceis de se entender.Usou palavras simples que o que trouxe maior facilidade ao entendimento

    ResponderExcluir
  4. Bom texto Lucas Lunardelli, associou muito bem o assunto do seu texto com o nosso dia-a-dia, isso é interessante para as pessoas saberem que este assunto não é "alienado" do nosso cotidiano, mas sim está bastante presente nele.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que com esse texto não só você, que o fez, mas as pessoas que leram e vão ler, conseguirão identificar no nosso dia-a-dia esta biodiversidade da natureza que foi estudada em biologia. Mas o que me chamou a atenção foi no ultimo parágrafo quando relatou sobre a poluição provocada pelo ser humano na meio ambiente.Enfim, só achei o texto meio cansativo e longo porem muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, usou uma forma diferente de falar sobre o conteúdo de biologia e todos esses fatores no nosso dia-a-dia, jutando os dois em um texto só. Achei interessante a parte da poluição, no final do texto. Ao meu ponto de vista, o egoísmo e o capitalismo fazem com que algumas pessoas não se importem mais com o meio ambiente, e acabando destruindo-o, que é onde elas mesmas vivem.

    ResponderExcluir